No último dia 06 de dezembro de 2023, a SRE/Paracatu realizou de forma virtual o Seminário de Práticas de Sucesso GIDE 2023, com a presença das 13 escolas participantes do Projeto. A GIDE (Gestão Integrada da Educação Avançada) é realizada por meio de uma parceria entre a SEE/MG e a FDG nas escolas que ofertam apenas o Ensino Fundamental. A iniciativa teve início em 2019, no âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem que é voltado para o ensino fundamental e tem como foco o fortalecimento da gestão escolar. Na circunscrição da SRE/Paracatu a mesma iniciou-se em 2020, em plena pandemia. A participação na GIDE oportunizou às nossas escolas, o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras e criativas com foco na melhoria dos resultados educacionais. Ela é apoiada em um indicador próprio, o Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social (IFC/RS), que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias que influenciam os resultados escolares. Nesse sentido, com o diagnóstico da realidade gerencial, a escola elabora um plano de ação focado na melhoria dos resultados de aprendizagem. Ao longo do ano as ações planejadas são acompanhadas pela equipe de Multiplicadoras GIDE na DIVEP/DIRE - SRE/Paracatu. Além disso, a GIDE promove a prática dos registros que evidenciam as ações desenvolvidas pelas escolas e possibilitam o acompanhamento contínuo e a correção de rumos quando necessário.

A Gestão Integrada da Educação Avançada - GIDE está sendo primordial na organização do trabalho pedagógico, a partir de instrumentos próprios de análise com foco na melhoria dos resultados educacionais.  Os resultados são notórios, tendo em vista que dentre as escolas selecionadas no Prêmio Escola Transformação, várias são da GIDE, deixando claro a importância do programa,
inclusive na 2ª Edição 2023, 4 das 5 escolas da SRE Paracatu premiadas fazem parte da GIDE.

Prédio Minas - Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - 10º e 11º andar

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves Bairro Serra Verde -