A Superintendência Regional de Ensino de Paracatu tendo em vista a publicação do edital SRE nº 01, de 23 de janeiro de 2025 no diário oficial (página 33 do dia 23/01/2025), torna pública a reabertura das inscrições e estabelece normas para a realização do Processo de Seleção Interna (PSI), destinado à seleção de servidores efetivos nos cargos de Professor de Educação Básica (PEB) Matemática e Professor Regente de Turma para composição de vagas no Núcleo de Gestão Pedagógica Regional (NGPR) para atuação no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da SRE Paracatu no ano de 2025. O PRA apoia às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem dos estudantes e dos resultados nos indicadores educacionais.
Número de vagas:
Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma - 02 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) - Matemática- 02 vagas
As inscrições iniciam hoje (28/01) e vão até o dia 03/04/2025 (quinta-feira). O formulário de inscrição pode ser acessado no link: https://forms.gle/bbgTHnVYsLULxgVPA (É necessário e-mail institucional da SEE/MG).
A atuação do Núcleo de Gestão Pedagógica da SRE/Paracatu terá como sede o município de Paracatu, para atendimento às escolas estaduais dos municípios de Brasilândia de Minas, Guarda-Mor, João Pinheiro, Paracatu e Vazante.
A Superintendência Regional de Ensino de Paracatu divulga Resultado Preliminar do Edital SRE Paracatu Nº 01, de 23 de janeiro de 2025, referente ao Processo de Seleção Interna para atuação no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) do Núcleo de Gestão Pedagógica Regional da SRE Paracatu (NGPR).
A Superintendência Regional de Ensino de Paracatu tendo em vista a publicação do edital SRE nº 01, de 23 de janeiro de 2025 no diário oficial (página 33 do dia 23/01/2025), torna pública a abertura das inscrições e estabelece normas para a realização do Processo de Seleção Interna (PSI), destinado à seleção de servidores efetivos nos cargos de Especialista em Educação Básica (EEB), Professor de Educação Básica (PEB) Língua Portuguesa, Professor de Educação Básica (PEB) Matemática e Professor Regente de Turma para composição de vagas no Núcleo de Gestão Pedagógica Regional (NGPR) para atuação no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da SRE Paracatu no ano de 2025. O PRA apoia às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem dos estudantes e dos resultados nos indicadores educacionais.
Número de vagas:
Especialista em Educação Básica (EEB) 02 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma - 01 vaga
Professor de Educação Básica (PEB) Língua Portuguesa - 02 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) - Matemática- 02 vagas
As inscrições iniciam hoje (23/01) e vão até o dia 27/01/2025. O formulário de inscrição pode ser acessado no link: https://forms.gle/bbgTHnVYsLULxgVPA (É necessário e-mail institucional da SEE/MG).
A atuação do Núcleo de Gestão Pedagógica da SRE/Paracatu terá como sede o município de Paracatu, para atendimento às escolas estaduais dos municípios de Brasilândia de Minas, Guarda-Mor, João Pinheiro, Paracatu e Vazante.
No prazo de até 02 (dois) dias após a inscrição, o estudante deverá comparecer à escola para confirmar o interesse pela vaga.
Poderão se inscrever pessoas que tenham acima de 15 anos para o ensino fundamental e acima de 18 anos para o ensino médio.
A Chamada Pública, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), integra as estratégias do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e pela Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.
O objetivo principal dessa chamada pública é engajar jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica na idade apropriada, promovendo o acesso a programas educacionais que lhes permitam alcançar a escolarização e, muitas vezes, adquirir formação profissional integrada.
Abaixo, relação das escolas que ofertam EJA nos municípios jurisdicionados da SRE Paracatu:
Idealizado pelo Governo de Minas e implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o Passaporte Mineiro do Conhecimento é um programa de intercâmbio que recebeu mais de mil inscrições de estudantes de escolas do EMTI em todo o estado.
Os estudantes poderão realizar o intercâmbio para vários países como: Canadá, Costa Rica, Argentina, Chile, Uruguai e diversos países da Europa, como Alemanha, Bélgica, Itália e Suíça. Na África, o destino será a África do Sul. Na Ásia, Índia e Japão. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia. As bolsas de estudo cobrem despesas como passagem aérea, seguro saúde, taxas educativas, acomodação e uma ajuda de custo para cobrir despesas pessoais.
Sobre o processo
Os estudantes passaram por fases que tinham como objetivo avaliar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, aspectos de liderança e comprometimento social. Por fim, passaram por entrevistas individuais para uma avaliação mais detalhada.
Além disso, foram levados em consideração critérios como o empenho acadêmico e as recomendações das equipes escolares, observando sempre as ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estudante selecionada - SRE Paracatu A estudante Vitória Gomes Nogueira, do 1º ano do EMTI na E.E. Neusa Pimentel Barbosa - Paracatu, foi selecionada para participar do programa. Participando do Clube de Protagonismo da escola, é professora de teatro, possui um carisma único e um talento nato para o jornalismo, além de ser uma excelente estudante e a partir da Educação está realizando um dos seus projetos de vida. Assim, Vitória é a materialização da metodologia do Ensino Médio em Tempo Integral, visto que a mesma é autônoma, solidária e competente.
A SRE Paracatu deseja que você continue voando alto e acreditando que o passaporte para o sucesso é o conhecimento!
À E.E. Neusa Pimentel Barbosa, a nossa profunda gratidão por acreditar no potencial e nos sonhos da nossa estudante e, principalmente, na Educação de Tempo Integral.
Cursos de extensão gratuitos, oferecidos em instituições de ensino superior, vão capacitar educadores para promover uma educação mais inclusiva e antirracista
Considerando a relevância do tema de promoção da igualdade racial, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Superintendência Regional de Ensino de Paracatu realiza divulgação e incentivo à participação de educadores no Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), oferecido em parceria com instituições de ensino superior e integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Informamos que as inscrições foram prorrogadas.
O curso representa uma oportunidade única para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas ao abordar temas como a promoção da igualdade racial, as especificidades da Educação Escolar Quilombola e a importância do reconhecimento das culturas negras na formação escolar. O curso é aberto a profissionais que atuam na Educação Básica de todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o alcance de uma educação mais inclusiva e representativa.
“É importante a participação do público-alvo para que tenhamos uma política educacional cada vez mais equânime e que de fato cumpra o que é previsto na legislação vigente. É fundamental que os servidores sejam formados para que possam se engajar e promover a equidade e os trabalhos voltados para a temática nas nossas escolas”, destaca a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Fabiana Benchetrit.
A formação será oferecida com um formato teórico e prático, permitindo que os educadores apliquem diretamente os conhecimentos adquiridos em sua rotina pedagógica. O conteúdo abrange temas como as políticas públicas de educação para as relações étnico-raciais, a história e cultura afro-brasileira e indígena, além das especificidades e desafios do ensino para as comunidades quilombolas. A carga horária total será de 120 horas.
Inscrições
Em Minas Gerais, quatro instituições de ensino superior oferecem o curso no âmbito do Sistema UAB. Ainda há vagas disponíveis na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), com inscrições abertas até 12/1; na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com prazos até 24/1. No Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), as inscrições já se encerraram.
Os interessados devem acessar os sites das instituições parceiras para realizar a inscrição e matrícula, seguindo as orientações fornecidas. As vagas são limitadas e a seleção será realizada conforme critérios estabelecidos pelas universidades.
Para mais informações sobre os critérios e prazos de inscrição, acesse os editais nos links abaixo:
Universidade Federal de São João del Rei – Inscrições até 12/1:acesse o edital aqui.
Essa oferta de cursos faz parte de uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de ampliar o acesso à formação continuada dos profissionais da educação.
Integrada ao Eixo 3 da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), estabelecida pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024, a formação visa promover o letramento racial e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que valorizem as tradições, culturas e línguas ancestrais, especialmente das comunidades negras e quilombolas.