Resultado Preliminar Edital PRA nº 01/2023
MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
Estão reabertas as inscrições para profissionais da Educação atuarem no Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) da SRE Paracatu.
A Superintendência Regional de Ensino de Paracatu (SRE Paracatu) divulgou hoje (05/05/2023) a REABERTURA do Edital nº 01 destinado à seleção de servidores efetivos, para atuar em vagas temporárias, no desenvolvimento de ações pedagógicas e de monitoramento relativos à operacionalização do Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), instituído pela Resolução SEE nº 4.825, de 8 de março de 2023. As vagas são para os cargos de Especialista em Educação Básica (EEB), Professor de Educação Básica (PEB) - Regente de Turma, Professor de Educação Básica (PEB) Língua Portuguesa, Professor de Educação Básica (PEB) - Matemática, Professor de Educação Básica (PEB) na Área de Conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Professor de Educação Básica (PEB) na Área de Conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
CLIQUE E CONFIRA INFORMAÇÕES ATUALIZADAS: Reabertura do Edital 01
Número de vagas:
Especialista em Educação Básica (EEB) 04 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma - 04 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) Língua Portuguesa - 04 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) - Matemática- 03 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) na Área de Conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 02 vagas
Professor de Educação Básica (PEB) na Área de Conhecimento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. 02 vagas
As inscrições iniciam hoje (05/05) e vão até o dia 12 de maio. O formulário de inscrição pode ser acessado no link abaixo:
Formulário de Inscrição (É necessário e-mail institucional da SEE/MG).
Os profissionais farão parte do NGPR e irão atuar nas escolas estaduais da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Paracatu.
O resultado preliminar sairá no dia 19 de maio de 2023 e o resultado definitivo com as convocações será publicado no dia 23 de maio.
O objetivo da seleção dos profissionais é dar apoio às escolas estaduais na elaboração de estratégias de ensino para melhoria da aprendizagem e dos resultados dos indicadores educacionais da Rede Estadual de ensino de Minas Gerais, alinhado às perspectivas de desenvolvimento do Currículo Referência de Minas Gerais.
Vale destacar que este processo não se constitui em concurso público de provas ou de provas de títulos.
É de inteira e exclusiva responsabilidade do inscrito neste processo de seleção interna acompanhar todas as publicações e convocações sobre o certame, as quais serão divulgadas exclusivamente no site da SRE PARACATU: https://sreparacatu.educacao.mg.gov.br/
O Processo de Seleção Interna será conduzido por Comissão Avaliadora composta por membros designados pela Diretoria Educacional da SRE Paracatu. A Comissão Avaliadora irá analisar a documentação dos candidatos inscritos, classificá-los conforme previsto nos critérios do edital, analisar os recursos e realizar as publicações de listagem final.
Especialistas e professores efetivos da rede estadual de ensino de Minas Gerais podem se candidatar até às 17 horas do dia 12 de maio de 2023.
EXTRATO DE EDITAL PARA AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO E/OU EQUIPAMENTO ESCOLAR. A Caixa Escolar Carolina Silva torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no dia 25/04/2022, às 10 horas, Processo licitatório no 03/2022, Modalidade Convite para AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO E/OU EQUIPAMENTO ESCOLAR. Os interessados poderão obter informações e cópia do edital completo na sede da EE Carolina Silva, localizada na Rua Manoel Monteiro n° 220, sala 05 – Vazante Sul – Vazante MG CEP: 38780-000 – Telefone (034-3813-1951)
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 25/04/2022 às 07 horas.
Link de Acesso ao Edital Edital: https://drive.google.com/file/
EXTRATO DE EDITAL PARA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS – PNAE A Caixa Escolar CAPITÃO SPERIDIÃO torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no dia 20/04/2022, às 16:00 horas, Processo licitatório no 05/2022, Modalidade Convite para aquisição de gêneros alimentícios com recursos do PNAE. Os interessados poderão obter informações e cópia do edital completo na sede da Escola Estadual Capitão Speridião, localizada na Rua 21 de abril n° 115 – centro – CEP 38770-000, Centro, Telefone (38)99906-2129, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 20/04/2022, às 16:00 horas.
Link de Acesso ao Edital: https://drive.google.com/file/
EXTRATO DE EDITAL PARA A AQUISIÇÃO DE MOBILIÁRIO E/OU EQUIPAMENTO ESCOLAR. A Caixa Escolar Delano Brochado Adjuto torna público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no dia 27 de /04/2022, às 10:00 horas, Processo licitatório no 03/2022, Modalidade Convite para aquisição de Mobiliário e/ou Equipamento Escolar com recursos do FUNDEB-EX.. Os interessados poderão obter informações e cópia do edital completo na sede da EE EE Delano Brochado Adjuto, localizada na Rua Jose Teixeira Oliveira n° 375 - Bairro Paracatuzinho, Paracatu MG – CEP 38603-318 – Telefone (38) 3671-2570, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 26/04/2022, às 10h00min.
Link de Acesso ao Edital: https://drive.google.com/file/
-Executar e coordenar as atividades de administração e execução orçamentária, financeira e contábil;
-Coordenar ações que garantam a modernização e a eficiência do processo gerencial;
-Coordenar e executar as ações relativas à administração de material: compra, recebimento, guarda e distribuição, aquisição de bens e serviços, comunicação, patrimônio, arquivo, transporte, serviços gerais e gerenciamento de contratos, observando as normas vigentes, e assessorando as escolas no que lhe couber;
-Supervisionar e controlar as atividades de telecomunicação, de recepção, de postagem, de análise e de emissão de documentos, e executar as atividades relativas ao sistema de protocolo vigente;
-Identificar necessidades, planejando e fornecendo subsídios, em conjunto com a Diretoria Educacional, para a priorização do plano de obras de construção, de ampliação e de reforma de prédios escolares;
-Assessorar e orientar as escolas estaduais de sua circunscrição na avaliação de suas condições de funcionamento relativas a prédio, mobiliário, equipamentos e instalações, materiais e serviços. -Indicar necessidades de locação de imóveis para fins educacionais;
-Coordenar e acompanhar as ações de caráter administrativo relativas aos programas de apoio à escola e ao estudante. -Orientar e controlar as transferências de recursos financeiros realizadas às Caixas Escolares, assim como de outras transferências;
-Aprovar os processos de prestação de contas analisados e diligenciar;
-Atender a demanda de demonstrativos e anexos, necessários ao exercício das atividades de controle interno e externo, pelas unidades e órgãos competentes;
-Coordenação da manutenção e limpeza do prédio da SRE;
-Realização de visitas técnicas de acompanhamento de execução de obras;
-Elaboração de projetos arquitetônicos para intervenções na rede física;
-Acompanhamento, monitoramento e execução financeira de projetos desenvolvidos pela SEE;
-Orientar e acompanhar o trabalho de nutricionistas das SRE's;
-Acompanhar e orientar os processos de compras de Alimentação Escolar, garantindo o cardápio e a qualidade nos processos de manipulação dos alimentos;
-Orientar e garantir o cumprimento do percentual de compras da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar;
-Elaborar e ministrar formações e treinamentos para as equipes das escolas;
-Gerir a frota de carros da SRE, controlando o acesso e realizando a manutenção dos veículos;
-Acompanhar as demandas de diárias e adiantamentos de viagens à serviço.
INSPEÇÃO:
A Assessoria de Inspeção Escolar tem como competência coordenar, acompanhar e avaliar o funcionamento da inspeção escolar, com atribuições de:
1- Realizar atividades administrativas, próprias da função:
-consultar a caixa de correio eletrônico institucional durante toda a jornada de teletrabalho, assim como atender contato telefônico e mensagens eletrônicas, conforme pactuado com a chefia imediata;
-utilizar os sistemas informatizados da SEE no cumprimento das atribuições do cargo (Ponto Digital, SEI, SISAD, SCDP, SYSADP, SIMADE, e outros).
2 - Realizar o fluxo correto e regular de informações entre as instituições escolares, entre os órgãos regionais e o órgão central da SEE:
-estudar as legislações, normas e orientações expedidas pela SEE e órgãos relacionados, que embasam as ações da inspeção no exercício das suas funções;
-realizar reuniões virtuais com as escolas do setor de inspeção para fins de orientação e acompanhamento;
-executar ações de acompanhamento do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro nas escolas do setor de inspeção;
-realizar plantão de atendimento virtual, quando possível.
3 - Realizar o monitoramento, correção e realimentação das ações das instituições do setor de inspeção:
-realizar o monitoramento dos registros nos sistemas informatizados da SEE (Quadro da Escola, Quadro de Horários, SIMADE/DED, SYSADP, SEI,SIGAE, RP1, dentre outros), conforme previsto nos protocolos da Inspeção (Res. 4487/2021) e solicitações as correções, quando necessário;
-análise de documentação para fins de autorização da carga horária realizada por meio de atividades não presenciais no cômputo da carga horária obrigatória, referentes a 2020 e 2021.
4 - Realizar o registro dos atos da inspeção em relatórios e documentos oficiais:
-elaborar Termos de Visita, Relatórios Técnicos Circunstanciados, Pareceres e demais documentos oficiais referentes à expedientes da inspeção (Inspeção Especial - verificações in loco e apuração de manifestações; respostas aos órgãos, quando demandado).
5 - Participar de reuniões virtuais, quando convocado pela chefia:
-participar das reuniões e encontros de formação promovidos pela SEE e SRE.
DIPE:
A Diretoria de Pessoal (DIPE) tem como competência planejar, coordenar, acompanhar, avaliar e executar as ações de administração de pessoal e de gestão de recursos humanos, no âmbito regional, com a orientação, a supervisão técnica e o acompanhamento da Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos, tendo como principais atividades:
-executar as atividades referentes a atos de admissão, concessões e vantagens, desligamento e aspectos relacionados à administração de pessoal dos servidores da SRE e escolas estaduais;
-orientar os servidores sobre seus direitos, deveres, proibições e responsabilidades no âmbito da SRE e escolas estaduais;
-apurar a ocorrência de eventual irregularidade funcional, de que tenha ciência ou notícia no âmbito regional;
-coordenar e adequar a gestão de pessoal da Unidade Regional e das escolas estaduais às diretrizes e metas estabelecidas pela política de pessoal da SEE;
-orientar e monitorar a composição do quadro de pessoal das escolas estaduais vinculadas à SRE;
-propor medidas para correção das situações de inadequação identificadas no quadro de pessoal da SRE e das escolas estaduais;
-orientar e monitorar a designação para o exercício de funções públicas nas escolas estaduais.;
-orientar, controlar e processar os atos de movimentação de pessoal das escolas estaduais referentes à mudança de lotação ou de designação em nível regional;
-orientar sobre a instrução dos processos de remoção, adjunção, disposição e cessão dos servidores vinculados à SRE;
-orientar sobre a apuração de tempo de serviço e contribuição, analisar e emitir certidões no âmbito de sua competência, com vistas às concessões de direito e aposentadoria;
-treinar e assessorar as escolas na execução das atividades descentralizadas de administração de pessoal quanto à interpretação de normas e operacionalização de ações;
-proceder às ações de administração de pessoal em exercício, no âmbito da Superintendência Regional de Ensino, à disposição, em adjunção, em cargo em comissão, inclusive dos diretores de escolas estaduais.;
-orientar e processar a inserção de dados pessoais, funcionais e de pagamento no SISAP, observadas as normas vigentes;
-receber e conferir os relatórios de frequência dos servidores das escolas estaduais e da SRE e fazer os registros exigidos para o processamento do pagamento;
-identificar demandas para ações que visem ao aperfeiçoamento profissional e à capacitação dos servidores;
-promover, facilitar e incentivar a participação de servidores e gestores das unidades regionais e escolares em ações de desenvolvimento profissional;
-orientar as ações referentes aos afastamentos do servidor para participar de curso de mestrado, doutorado e de outras ações de desenvolvimento;
-orientar, estimular e acompanhar as ações do Colegiado Escolar.
-coordenar as ações de indicação de servidor para o provimento do cargo de Diretor e da função de Vice–Diretor;
-orientar, instruir, encaminhar processos, cumprir e fazer cumprir diligências relativas à aposentadoria do servidor, com vistas à publicação do respectivo ato pelo órgão competente;
-emitir certificados de avaliação de títulos para lecionar e secretariar a título precário;
-coordenar as ações da Avaliação de Desempenho Individual, Avaliação Especial de Desempenho e dos gestores das unidades regionais e escolares;
-coordenar os procedimentos de coleta, armazenamento, tratamento e distribuição dos dados da avaliação de desempenho dos servidores, no sistema informatizado de avaliação de desempenho;
-executar as ações de concessão da promoção e progressão na carreira, conforme prevê o Plano de Carreiras dos Profissionais da Educação Básica;
-coordenar e acompanhar as atividades dos estagiários, previstas em convênios celebrados pela SEE;
-acompanhar as demandas jurídicas e os processos administrativos disciplinares;
-atuação nas comissões;
-atuação e atendimento nos canais de informação ao cidadão;
-suporte aos servidores que estão em teletrabalho;
-acompanhamento, monitoramento e controle dos sistemas da SEE/MG.
DIRE:
A Diretoria Educacional (DIRE - áreas A e B) – tem como competência coordenar, no âmbito regional, o desenvolvimento das ações de atendimento escolar e das ações pedagógicas com a orientação, supervisão técnica e acompanhamento da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica.
-Organizar as ações que assegurem o atendimento à demanda escolar;
-Promover o levantamento e a difusão de dados e informações educacionais no âmbito das escolas da rede pública e privada;
-Acompanhar os estabelecimentos de ensino quanto à observância das normas legais e administrativas;
-Acompanhar a realização do processo de avaliação sistêmica;
-Orientar as escolas na elaboração de seu projeto pedagógico e do Plano Anual de Intervenção Pedagógica, subsidiando-as na implementação, monitoramento e avaliação das ações;
-Acompanhar os estabelecimentos de ensino quanto à observância das normas legais e pedagógica;
-Assessorar as escolas quanto à aplicação da legislação referente ao currículo;
-Monitorar e avaliar a execução dos programas de apoio ao aluno;
-Coordenar a realização da banca permanente e itinerante;
-Orientar, acompanhar e avaliar, através de visitas periódicas às escolas, o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, incentivando e divulgando estratégias pedagógicas inovadoras;
-Implementar os programas pedagógicos, conforme diretrizes da SEE, nas escolas estaduais;
-Promover, junto às escolas, o uso de recursos tecnológicos e materiais pedagógicos facilitadores da aprendizagem;
-Utilizar os resultados da avaliação sistêmica para acionar estratégias de intervenção pedagógica.
-Monitoramento do PNLD, orientação às escolas para escolha dos livros, solicitação da reserva técnica e de livros de complementação e reposição;
-Organização e realização de formações para profissionais da educação;
-Capacitações, acompanhamento e monitoramento dos processos de avaliações internas e externas;
-Conferência e monitoramento de projetos pedagógicos, seus relatórios e protocolos relacionados;
-Participação em reuniões de processos e de projetos pedagógicos;
-Ateste e conferência de notas fiscais referentes à projetos pedagógicos das escolas;
-Fiscalização e gestão de contratos de projetos pedagógicos;
-Acompanhamento e monitoramento do AEE (Atendimento Educacional Especializado);
-Elaboração de informações para o Ministério Público e respostas de ordens judiciais;
-Participação em eventos de municípios, outros órgãos e instituições parceiras;
-Composição de comissões locais em temáticas relacionadas à educação;
-Participação em eventos locais relacionados às juventudes (grêmios, representantes de turma, Semana das Juventudes e outros);
-Acompanhamento do Programa de Mediação de Conflitos e Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos (Sima);
-Registros no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica);
-Divulgação e Organização do SUCEM;
-Orientação às Equipes Escolares e acompanhamento da Coleta de dados do Censo Escolar;
-Elaboração, monitoramento e organização no Sistema Plano de Atendimento;
-Capacitação e suporte às equipes escolares para utilização do SIMADE e DED;
-Análise e acompanhamento de processos de autorização escolar;
-Análise e emissão de históricos e outros documentos relacionados à vida escolar.