Idealizado pelo Governo de Minas e implementado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em parceria com a Fundação Helena Antipoff (FHA), o Passaporte Mineiro do Conhecimento é um programa de intercâmbio que recebeu mais de mil inscrições de estudantes de escolas do EMTI em todo o estado.
Os estudantes poderão realizar o intercâmbio para vários países como: Canadá, Costa Rica, Argentina, Chile, Uruguai e diversos países da Europa, como Alemanha, Bélgica, Itália e Suíça. Na África, o destino será a África do Sul. Na Ásia, Índia e Japão. Na Oceania, Austrália e Nova Zelândia.
As bolsas de estudo cobrem despesas como passagem aérea, seguro saúde, taxas educativas, acomodação e uma ajuda de custo para cobrir despesas pessoais.
Sobre o processo
Os estudantes passaram por fases que tinham como objetivo avaliar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, aspectos de liderança e comprometimento social. Por fim, passaram por entrevistas individuais para uma avaliação mais detalhada.
Além disso, foram levados em consideração critérios como o empenho acadêmico e as recomendações das equipes escolares, observando sempre as ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estudante selecionada - SRE Paracatu
A estudante Vitória Gomes Nogueira, do 1º ano do EMTI na E.E. Neusa Pimentel Barbosa - Paracatu, foi selecionada para participar do programa. Participando do Clube de Protagonismo da escola, é professora de teatro, possui um carisma único e um talento nato para o jornalismo, além de ser uma excelente estudante e a partir da Educação está realizando um dos seus projetos de vida. Assim, Vitória é a materialização da metodologia do Ensino Médio em Tempo Integral, visto que a mesma é autônoma, solidária e competente.
A SRE Paracatu deseja que você continue voando alto e acreditando que o passaporte para o sucesso é o conhecimento!
À E.E. Neusa Pimentel Barbosa, a nossa profunda gratidão por acreditar no potencial e nos sonhos da nossa estudante e, principalmente, na Educação de Tempo Integral.